• 0_banner-blog-920x239px.jpg
  • 1_Banner_Samsung_Pay_920x239px_1.jpg
  • 2_ba_0018_18_banner_web_externo_920x239px_final.jpg
  • 3_Banner_Revista_Blog_1170x300px.jpg

Conheça os principais marcos da história do cooperativismo no mundo

Você sabe o que é o cooperativismo? É um movimento que busca aliar o desenvolvimento econômico ao bem-estar das comunidades locais. Trata-se, assim, de uma filosofia que procura realizar coletivamente o que não pode ser feito por pessoas isoladas umas das outras. Tendo como principais referências a participação democrática, a solidariedade e a autonomia, é sinônimo de equilíbrio e justiça.

Atualmente, é praticado por um bilhão de pessoas em mais de cem países e tem uma história de mais de 150 anos. Descubra como tudo isso começou, viaje no tempo com a gente e conheça os principais marcos dessa trajetória.

Em 1844 foi fundada a primeira cooperativa, na Inglaterra, a Sociedade dos Pioneiros de Rochdale. Cerca de 30 tecelões se uniram para batalhar por uma vida mais digna em uma época em que eram praticamente inexistentes os direitos trabalhistas e havia muita exploração da mão de obra.

Em 1895 foi criada a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em Londres, para dar continuidade ao trabalho dos Pioneiros de Rochdale e ser representante mundial do movimento cooperativista.

Em 1923 foi comemorado pela primeira vez o Dia Internacional do Cooperativismo. O primeiro sábado de julho foi a data definida para celebrar o cooperativismo em todo o mundo.

Em 1925 foi criada a bandeira do cooperativismo mundial. Ela era representada pelas sete cores do arco-íris.

Em 1937, em um congresso da ACI em Paris, foram reunidas as regras de funcionamento e gestão da Sociedade dos Pioneiros de Rochdale e as transformadas nos cinco princípios iniciais do cooperativismo: adesão livre e voluntária; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação.

Em 1966 foi adotado o sexto princípio do cooperativismo, a intercooperação: as cooperativas atendem as necessidades de seus membros e fortalecem o movimento quando atuam em conjunto.

Em 1995 foi comemorado o centenário da ACI em Londres e aprovado o sétimo princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade, que se baseia no desenvolvimento sustentável das localidades.

Está vendo?! Cooperar é um termo que tem muita história. A trajetória de luta por direitos e melhores condições de vida está inscrita no cooperativismo e nós temos muito orgulho de fazer parte desse movimento que se preocupa com o desenvolvimento não só econômico, mas também das nossas comunidades.

JoomShaper
e este outro dentro das tags