• 00Banner_Samsung_Pay_920x239px_1.jpg
  • 0_ba_0018_18_banner_web_externo_920x239px_final.jpg
  • 1_Banner_Revista_Blog_1170x300px.jpg
  • 2_Blog_1170x300px.jpg

Tem patrocínio novo na área. Vem, Falcão!

pull-leftA parceria campeã agora é com o craque do futsal nacional: Falcão. Eleito por duas vezes pela FIFA como o Melhor Jogador de Futsal do Mundo, foi o escolhido como parte da estratégia de apoio aos atletas e modalidades esportivas.

O anúncio foi feito na terça-feira, 1 de maio, no segundo dia da Agrishow, a maior feira de agronegócios na América Latina e uma das três maiores do mundo, que acontece em Ribeirão Preto (SP) até sexta-feira, 4 de maio. 

Segundo Henrique Castilhano Vilares, presidente do Sicoob Confederação, o camisa 12 da seleção brasileira foi escolhido pelas suas conquistas marcantes dentro do futsal, defendendo o Brasil. “Ele revolucionou a modalidade com qualidade técnica e ousadia ao longo de seus mais de 20 anos de carreira”, destaca Henrique. O presidente pontuou, ainda, que a ideia é apoiar o caminho de Falcão para que ele traga mais vitórias e títulos para o País. “O esporte tem tudo a ver com o cooperativismo, pois quando nos unimos todos saem ganhando”, afirma.

Falcão esteve presente no stand do Sicoob na manhã do segundo dia da Agrishow, onde recebeu centenas de cooperados e visitantes. Na ocasião, o jogador ressaltou a importância dessas iniciativas de apoio ao esporte. “Não serei apenas um garoto-propaganda, mas sim um parceiro do Sicoob”, afirmou o ala, que possui quase 400 gols pela Seleção Brasileira e mais de 3000 em toda carreira.

 

Saiba como escolher a sua cooperativa

Abrir uma conta no Sicoob e fazer parte de uma cooperativa proporciona muitos benefícios aos cooperados, como ter acesso a taxas diferenciadas para linhas de crédito, participar dos resultados financeiros, fortalecer a comunidade, entre outros.

No entanto, poder aproveitar essas vantagens requer trabalho e exige responsabilidade dos cooperados, como presença em assembleias, respeito ao estatuto e zelo por seu patrimônio. É que o cooperativismo atua com base na colaboração para gerar mais força e mais resultados.

Por isso o processo de escolha de uma cooperativa deve ser feito com calma, afinal de contas, você será dono dela, junto com uma rede de outros cooperados. Assim, analise com cuidado e esteja atento à sua credibilidade e outras características. Para isso, basta conferir as nossas dicas!

App Faça Parte

No nosso aplicativo há um caminho rápido e intuitivo para abrir uma conta – e essa ação exige a escolha de uma cooperativa. Depois de se cadastrar, você vai ter acesso a informações relevantes sobre as cooperativas às quais pode se associar. Aí, basta estudar a que mais tem a ver com o seu perfil, de acordo com as características abaixo.

Segmento

Saiba de qual setor econômico você faz parte. As cooperativas de crédito, normalmente, têm segmentos específicos, de acordo com a atividade profissional dos cooperados. Mas também há as de livre admissão, isto é, que aceitam qualquer pessoa.

Patrimônio e resultado

Esses itens correspondem ao montante de dinheiro que a cooperativa tem e o quanto ela compartilhou com os cooperados. Fazer uma comparação entre as riquezas das cooperativas pode ser interessante antes de aplicar seu dinheiro em uma delas, já que as sobras que você recebe no fim do ano dependem disso – além, é claro, da sua movimentação financeira.

Valor de ingresso

Ao fazer parte de uma cooperativa, é preciso comprar a sua participação. É uma relação parecida com a compra de ação de uma empresa. Assim, você adquire uma quota (ou mais de uma) e se torna dono da cooperativa também. Veja bem qual é o valor de integralização, compare e conclua o que acha mais interessante para o seu bolso. Não deixe de ler a próxima dica, que tem relação com esse valor!

Pagamento de juros ao capital

As cooperativas remuneram as quotas de participação que você compra ao se tornar um cooperado. Isso quer dizer que incidem juros sobre as “ações” que adquiriu, o que faz crescer o total investido para fazer parte da cooperativa. O melhor é que todo ano você recebe o valor desses juros. E, se um dia quiser deixar a cooperativa, todo a quantia de ingresso é devolvida, com as devidas correções monetárias.

Gostou das nossas dicas? Agora você está pronto para fazer parte desse sistema cuja base de crescimento é a união e que você também ajuda a construir e fortalecer.

Sicoob passa a ser a quinta maior rede de atendimento do país

O Sicoob passou a ser a quinta maior rede de atendimento no Brasil, com 2.697 agências. Enquanto as instituições financeiras tradicionais fecharam mais 1.400 agências, o Sistema expandiu 5,7% em 2017 comparado com o ano anterior. 

Em 2017, o Sicoob inaugurou 165 agências em mais de 140 Municípios brasileiros. Destes, metade não possuíam agências do Sicoob. Nos últimos cinco anos o crescimento da rede de atendimento foi de 29%. Além disso, o Sicoob é a única instituição financeira em cerca de 200 municípios brasileiros. 

Aliado a capilaridade do Sistema, o Sicoob também cresceu em número de cooperados, alcançando a marca histórica de 4 milhões. No último exercício, a evolução foi de 12,8% em relação ao ano de 2016, o que representa aumento de 456 mil cooperados.

O crescimento do número de cooperados pode ser atribuído a expansão da rede de atendimento, a maior difusão do cooperativismo no Brasil, e pela busca das pessoas por serviços financeiros mais justos, com juros mais baixos, investimentos mais rentáveis e atendimento humanizado. Além disso, o Sicoob conta com um portfólio completo de produtos e serviços no universo digital que facilitam a vida dos cooperados.

A expansão no número de cooperados foi expressiva em todas as regiões do país com destaque para as regiões Sudeste e Sul, que juntas somaram mais de 380 mil cooperados, equivalente a 84,2% do crescimento total.

A evolução no número de cooperados Pessoa Física foi de 10,6%. Já os cooperados Pessoa Jurídica tiveram um incremento ainda mais expressivo (26,4%).

Conheça os principais marcos da história do cooperativismo no mundo

Você sabe o que é o cooperativismo? É um movimento que busca aliar o desenvolvimento econômico ao bem-estar das comunidades locais. Trata-se, assim, de uma filosofia que procura realizar coletivamente o que não pode ser feito por pessoas isoladas umas das outras. Tendo como principais referências a participação democrática, a solidariedade e a autonomia, é sinônimo de equilíbrio e justiça.

Atualmente, é praticado por um bilhão de pessoas em mais de cem países e tem uma história de mais de 150 anos. Descubra como tudo isso começou, viaje no tempo com a gente e conheça os principais marcos dessa trajetória.

Em 1844 foi fundada a primeira cooperativa, na Inglaterra, a Sociedade dos Pioneiros de Rochdale. Cerca de 30 tecelões se uniram para batalhar por uma vida mais digna em uma época em que eram praticamente inexistentes os direitos trabalhistas e havia muita exploração da mão de obra.

Em 1895 foi criada a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em Londres, para dar continuidade ao trabalho dos Pioneiros de Rochdale e ser representante mundial do movimento cooperativista.

Em 1923 foi comemorado pela primeira vez o Dia Internacional do Cooperativismo. O primeiro sábado de julho foi a data definida para celebrar o cooperativismo em todo o mundo.

Em 1925 foi criada a bandeira do cooperativismo mundial. Ela era representada pelas sete cores do arco-íris.

Em 1937, em um congresso da ACI em Paris, foram reunidas as regras de funcionamento e gestão da Sociedade dos Pioneiros de Rochdale e as transformadas nos cinco princípios iniciais do cooperativismo: adesão livre e voluntária; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação.

Em 1966 foi adotado o sexto princípio do cooperativismo, a intercooperação: as cooperativas atendem as necessidades de seus membros e fortalecem o movimento quando atuam em conjunto.

Em 1995 foi comemorado o centenário da ACI em Londres e aprovado o sétimo princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade, que se baseia no desenvolvimento sustentável das localidades.

Está vendo?! Cooperar é um termo que tem muita história. A trajetória de luta por direitos e melhores condições de vida está inscrita no cooperativismo e nós temos muito orgulho de fazer parte desse movimento que se preocupa com o desenvolvimento não só econômico, mas também das nossas comunidades.

Sicoob apresenta novo posicionamento de comunicação

Com o conceito “Faça Parte”, o maior Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, lança em julho seu novo posicionamento de comunicação. A partir de uma campanha digital, composta por dois filmes (um para TV e outro para internet), anúncio para jornais e revistas, ações de internet, peças de comunicação web e impressas, mídia externa e spot, o Sicoob expressa a importância do indivíduo em um sistema no qual as pessoas não são apenas um número ou um cliente, mas parte fundamental de um todo, de uma instituição financeira cooperativa.

No vídeo, o narrador retrata as similaridades entre o cooperativismo financeiro e a economia compartilhada, reforçando o quanto a instituição está, desde seu início, voltada para a promoção de interações humanas. “A economia colaborativa é intrínseca ao Sicoob, que já possui em seu DNA o compartilhamento mesmo antes da criação do conceito. Com as inovações tecnológicas e a quebra de paradigmas das novas gerações um novo mundo é desenhado, no qual o Sicoob ganha um novo protagonismo” explica o consultor de Comunicação e Marketing do Sicoob, Marcelo Vieira.   

Nesse contexto, muito mais que transações financeiras, o Sicoob oferece novas relações entre a instituição, as pessoas e o mundo. “Uma experiência diferente, que precisa ser percebida em todos os seus âmbitos”, completa o executivo.

Criada pela Criativa Comunicação Integrada, o filme, começa a ser veiculado a partir de hoje, 15/7.

Assista ao vídeo: YouTube

JoomShaper