• 0_0_pmkt_janeiro_1300x495px.jpg
  • 0_1_banner_revisa_blog.jpg
  • 0_2_blog_facaparte.jpg

Parceria e engajamento na vida e no negócio dos cooperados no Espírito Santo

Há pouco mais de um ano, a gestora financeira da farmácia Carpe Diem, Margareth Pezente, resolveu se associar ao Sicoob, na agência Reta da Penha, em Vitória. A parceria deu tão certo que, neste curto período, a expansão da empresa já está sendo planejada: “Esperamos aumentar o quadro de funcionários, diminuir os custos de produção e centralizar a folha de pagamento da empresa, estendendo os benefícios da cooperativa para toda a equipe”, afirma.

Ela ressalta o atendimento diferenciado e as taxas menores em relação às instituições tradicionais como fatores que justificam a adesão da empresa ao sistema cooperativista: “Conseguimos reduzir o endividamento da empresa renegociando o valor na cooperativa”, enfatiza.

Daniela Oliveira, de Pedra Azul, é associada há oito anos. Em 2016, ela decidiu investir em seu próprio negócio, a loja Daniela Oliveira Moda Feminina, e também abrir a conta da empresa no Sicoob. Por meio da instituição financeira cooperativa, ela garantiu o capital de giro para alavancar o empreendimento. “A facilidade, praticidade e atendimento próximo são os diferenciais do Sicoob”, afirma.

Ampliação

Ronaldo Sodré é associado no município de Iúna, onde ele tem uma madeireira: “O Sicoob foi a única instituição financeira que me apoiou quando eu estava iniciando a empresa, há cinco anos. Consegui financiamento para comprar máquinas e equipamentos e, com a ajuda do Sicoob, o negócio está crescendo. A madeireira começou com duas pessoas, agora já são 24”. O empresário realiza toda a movimentação financeira por meio da instituição financeira.

A Margareth, a Daniela e o Ronaldo estiveram presentes nos encontros de prestação de contas do último exercício que estão sendo realizados pelo Sicoob ES até o dia 25 de abril. O Sérgio Colodetti também participou a prestação de contas. Ele considera os encontros uma maneira de a cooperativa transmitir transparência aos associados: “Para mim, é uma forma de acompanhar o desenvolvimento do Sistema”. O proprietário da Cirdas Material de Construção, em Cariacica, registrou aumento no volume de vendas, após aderir à Sipag, a maquininha de cartões do Sicoob.

Confiança

Para o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, o envolvimento dos associados indica a consolidação da cooperativa como opção econômica e viável. Até o final das pré-assembleias, espera-se que cerca de 40 mil pessoas conheçam em detalhes o trabalho realizado pela instituição financeira nos municípios onde ela atua.

Cooperativas, o melhor caminho

O presidente do Sicoob SC/RS, Rui Schneider da Silva, publicou quarta-feira, dia 8 de janeiro, um artigo na página de Opinião do Diário Catarinense, onde faz um análise da importância do modelo de negócio proporcionado pelo cooperativismo, no Brasil e no mundo. “O futuro da humanidade passa pela cooperação e pelos princípios do cooperativismo”, acentuou. Leia, a seguir, a íntegra do artigo.

O modelo econômico internacional, altamente concentrador de renda e excludente, não se apresenta como uma boa alternativa para o século 21. O futuro da humanidade passa pela cooperação e pelos princípios do cooperativismo. O número de pessoas ligadas a cooperativas em todo o mundo chega a 1 bilhão, bem acima do número de acionistas de empresas com capital, estimado em 328 milhões.

No Brasil e no mundo, as cooperativas de crédito são uma ótima alternativa aos bancos e a outras instituições financeiras. Atualmente, a rede de atendimento das cooperativas é a segunda maior do Brasil e representa 18% do total das agências bancárias – em Santa Catarina chega a 40%. Somadas, as cooperativas de crédito brasileiras ocupam a sexta posição no ranking em volume de ativos.

O Sicoob, líder nacional e no Estado, possui agências em 75% dos municípios catarinenses e pontos de atendimento no Paraná e Rio Grande do Sul. Os ativos totais somaram R$ 5,1 bilhões no primeiro semestre de 2013 – crescimento de 13,4% em relação a dezembro de 2012.

O cooperativismo de crédito tem praticamente os mesmos serviços e produtos de um banco ou instituição financeira, mas possui uma filosofia e um modelo de gestão muito mais favorável aos seus clientes, que são sócios e donos da cooperativa. O lucro, que nas cooperativas é denominado “sobra”, é distribuído aos associados, conforme decisão em assembleia anual, onde cada sócio tem direito a um voto.

É um sistema democrático, transparente e solidário, que investe tudo que arrecada nas comunidades onde atua e, com isso, impulsiona o desenvolvimento individual e coletivo, e combate a exclusão social e a concentração de renda.

Fonte: Sicoob Central SC – Assessoria de Imprensa.

Sicoob PR está credenciado para receber pagamentos do Detran

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran PR), credenciou o Sicoob para receber pagamento de guias. Com isto, a partir de janeiro de 2014, os motoristas podem contar com os 134 pontos de atendimento do Sicoob PR para pagar suas taxas e multas de trânsito.

Para Jefferson Nogaroli, presidente do Conselho de Administração do Sicoob PR, a conquista não só traz benefícios para os cooperados, mas também para toda a comunidade, que a partir deste ano pode contar com mais esta opção na hora de quitar suas guias do Detran. “Esse credenciamento vem cumprir o nosso objetivo de trabalhar em prol das comunidades, que serão beneficiadas diretamente, ainda mais aquelas que contam com poucas opções de instituições financeiras”, completa.

Fonte: Sicoob Central PR

Cooperativas do Sicoob são reconhecidas por excelência de gestão

As melhores práticas de gestão e governança em cooperativas foram reconhecidas durante o I Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, que ocorreu no dia 19/11, em Brasília (DF). A cooperativa Sicoob Cofal, afiliada ao Sicoob Central Cecremge, foi uma das vencedoras na categoria Faixa Prata, e na Faixa Bronze, foram premiadas as cooperativas Sicoob Nossocrédito e Sicoob Credivar, ambas afiliadas ao Sicoob Central Crediminas. Todas do estado de Minas Gerais.

Durante a cerimônia, que contou com a palestra “Cenário econômico e oportunidades de negócios para cooperativas” do economista e consultor de finanças, Ricardo Amorim, foram entregues premiações à 28 cooperativas, de seis diferentes ramos, classificadas em três categorias: Faixa Bronze, Faiza Prata e Faixa Ouro. O prêmio, idealizado pelo Sistema OCB, sob as orientações da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), teve o objetivo de incentivar e reconhecer o esforço das cooperativas brasileiras com as melhores práticas nessas áreas.

No total, 316 cooperativas se inscreveram e passaram por diversas fases de avaliação para a definição das finalistas. O instrumento usado para a avaliação, formulado pelo Sistema OCB, alcança os seguintes critérios de “excelência de gestão”: relacionamento com cooperados, lideranças, clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade, processos e resultados.

Além do reconhecimento público conferido às 28 cooperativas vencedoras, as 150 com melhor desempenho nas avaliações do Prêmio, divididas em 10 turmas, participam de um workshop para a construção de planos de melhorias, orientadas por profissionais da FNQ.

Sicoob ES reúne mais de mil dirigentes e empregados no 15º Encontrão

O Sicoob Espírito Santo realizou o 15º Encontro de Dirigentes e Empregados nos dias 23 e 24 últimos. Cerca de 1.100 profissionais participaram do evento, que acontece anualmente, e que este ano teve como tema “Somos o futuro que queremos”. Um dos destaques foi a participação do mestre em administração Gustavo Cerbasi, autor de sucessos como “Casais inteligentes enriquecem juntos”.

Entre dicas para alcançar a independência financeira, o administrador destacou a importância das cooperativas de crédito. “As cooperativas praticam juros mais baixos do que os bancos e aplicações mais rentáveis do que o mercado em geral. É importante que os brasileiros conheçam essas instituições que, além de terem menor custo, dividem o lucro com os clientes”, afirmou Cerbasi.

Crescimento

De acordo com o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, esse tipo de encontro é fundamental não só para capacitar a equipe, mas também para mantê-la unida e em harmonia. “O objetivo principal do evento é alinhar os princípios e valores da instituição para que a cooperativa cresça de forma sustentável. Há uma competitividade crescente no mercado, e nosso desafio é ampliar a abrangência do Sicoob com o menor custo possível”, disse.

Para Venturim, esses 15 anos de Encontrão são um importante retrato da evolução da instituição financeira. “Na primeira edição éramos 126 participantes, e neste estavam presentes mais de mil pessoas, todas dedicadas a construir uma empresa cada vez melhor”, lembrou.

Palestras

Participaram do 15º Encontrão profissionais de destaque em suas áreas. O primeiro a se apresentar foi o administrador Erick Penna, selecionado entre os 25 Gigantes da Motivação no Brasil pela editora Landscape na obra Gigantes.

Ainda no primeiro dia, o presidente do Bancoob, Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, falou sobre as perspectivas para o próximo ano e o humorista Diogo Portugal divertiu os presentes com um show de stand-up comedy.

Quem encerrou o evento foi o médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Augusto Cury, considerado pelo jornal Folha de São Paulo e pelas revistas Veja e Isto é o autor brasileiro mais lido da década, com cerca de 20 milhões de exemplares vendidos somente no País. 

Fonte: Vera Caser Comunicação

Sicoob PR inaugura sala VIP no aeroporto Afonso Pena

Na última quinta-feira (21/11), o Sicoob PR inaugurou o Ambiente Associado a Você, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR). O espaço exclusivo oferece comodidade para o cooperado que está em trânsito no aeroporto internacional do estado e é o primeiro entre todos os sistemas de cooperativas de crédito do Brasil.

Entre um voo e outro, o associado do Sicoob que possuir o cartão Sicoobcard MasterCard Platinum poderá usufruir de um ambiente com painel de voo, internet wireless, computadores, TV a cabo, jornais e revistas, bebidas e snacks e poltronas para repouso. Além disso, um caixa eletrônico estará disponível para todos os associados ao lado de fora da sala VIP.

Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob PR, Jefferson Nogaroli, esta é uma forma de estender o atendimento ao cooperado em pontos em que há necessidade e faz parte da expansão do Sicoob PR no Estado. “Este será um espaço que agregará valor a marca e beneficiará diretamente o associado, que poderá contar com um ambiente à sua disposição”, conclui.

O atendimento no Ambiente Associado a Você será de segunda a sexta, das 7h às 22h. O espaço VIP está localizado no piso superior do Aeroporto Internacional Afonso Pena, que fica na Avenida Rocha Pombo, em São José dos Pinhais (PR).

 

Fonte: Com informações do Sicoob Central PR.

JoomShaper