• 0_0_pmkt_janeiro_1300x495px.jpg
  • 0_1_banner_revisa_blog.jpg
  • 0_2_blog_facaparte.jpg

Cooperativas, o melhor caminho

O presidente do Sicoob SC/RS, Rui Schneider da Silva, publicou quarta-feira, dia 8 de janeiro, um artigo na página de Opinião do Diário Catarinense, onde faz um análise da importância do modelo de negócio proporcionado pelo cooperativismo, no Brasil e no mundo. “O futuro da humanidade passa pela cooperação e pelos princípios do cooperativismo”, acentuou. Leia, a seguir, a íntegra do artigo.

O modelo econômico internacional, altamente concentrador de renda e excludente, não se apresenta como uma boa alternativa para o século 21. O futuro da humanidade passa pela cooperação e pelos princípios do cooperativismo. O número de pessoas ligadas a cooperativas em todo o mundo chega a 1 bilhão, bem acima do número de acionistas de empresas com capital, estimado em 328 milhões.

No Brasil e no mundo, as cooperativas de crédito são uma ótima alternativa aos bancos e a outras instituições financeiras. Atualmente, a rede de atendimento das cooperativas é a segunda maior do Brasil e representa 18% do total das agências bancárias – em Santa Catarina chega a 40%. Somadas, as cooperativas de crédito brasileiras ocupam a sexta posição no ranking em volume de ativos.

O Sicoob, líder nacional e no Estado, possui agências em 75% dos municípios catarinenses e pontos de atendimento no Paraná e Rio Grande do Sul. Os ativos totais somaram R$ 5,1 bilhões no primeiro semestre de 2013 – crescimento de 13,4% em relação a dezembro de 2012.

O cooperativismo de crédito tem praticamente os mesmos serviços e produtos de um banco ou instituição financeira, mas possui uma filosofia e um modelo de gestão muito mais favorável aos seus clientes, que são sócios e donos da cooperativa. O lucro, que nas cooperativas é denominado “sobra”, é distribuído aos associados, conforme decisão em assembleia anual, onde cada sócio tem direito a um voto.

É um sistema democrático, transparente e solidário, que investe tudo que arrecada nas comunidades onde atua e, com isso, impulsiona o desenvolvimento individual e coletivo, e combate a exclusão social e a concentração de renda.

Fonte: Sicoob Central SC – Assessoria de Imprensa.

Sicoob PR está credenciado para receber pagamentos do Detran

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran PR), credenciou o Sicoob para receber pagamento de guias. Com isto, a partir de janeiro de 2014, os motoristas podem contar com os 134 pontos de atendimento do Sicoob PR para pagar suas taxas e multas de trânsito.

Para Jefferson Nogaroli, presidente do Conselho de Administração do Sicoob PR, a conquista não só traz benefícios para os cooperados, mas também para toda a comunidade, que a partir deste ano pode contar com mais esta opção na hora de quitar suas guias do Detran. “Esse credenciamento vem cumprir o nosso objetivo de trabalhar em prol das comunidades, que serão beneficiadas diretamente, ainda mais aquelas que contam com poucas opções de instituições financeiras”, completa.

Fonte: Sicoob Central PR

Cooperativas do Sicoob são reconhecidas por excelência de gestão

As melhores práticas de gestão e governança em cooperativas foram reconhecidas durante o I Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, que ocorreu no dia 19/11, em Brasília (DF). A cooperativa Sicoob Cofal, afiliada ao Sicoob Central Cecremge, foi uma das vencedoras na categoria Faixa Prata, e na Faixa Bronze, foram premiadas as cooperativas Sicoob Nossocrédito e Sicoob Credivar, ambas afiliadas ao Sicoob Central Crediminas. Todas do estado de Minas Gerais.

Durante a cerimônia, que contou com a palestra “Cenário econômico e oportunidades de negócios para cooperativas” do economista e consultor de finanças, Ricardo Amorim, foram entregues premiações à 28 cooperativas, de seis diferentes ramos, classificadas em três categorias: Faixa Bronze, Faiza Prata e Faixa Ouro. O prêmio, idealizado pelo Sistema OCB, sob as orientações da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), teve o objetivo de incentivar e reconhecer o esforço das cooperativas brasileiras com as melhores práticas nessas áreas.

No total, 316 cooperativas se inscreveram e passaram por diversas fases de avaliação para a definição das finalistas. O instrumento usado para a avaliação, formulado pelo Sistema OCB, alcança os seguintes critérios de “excelência de gestão”: relacionamento com cooperados, lideranças, clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade, processos e resultados.

Além do reconhecimento público conferido às 28 cooperativas vencedoras, as 150 com melhor desempenho nas avaliações do Prêmio, divididas em 10 turmas, participam de um workshop para a construção de planos de melhorias, orientadas por profissionais da FNQ.

Sicoob ES reúne mais de mil dirigentes e empregados no 15º Encontrão

O Sicoob Espírito Santo realizou o 15º Encontro de Dirigentes e Empregados nos dias 23 e 24 últimos. Cerca de 1.100 profissionais participaram do evento, que acontece anualmente, e que este ano teve como tema “Somos o futuro que queremos”. Um dos destaques foi a participação do mestre em administração Gustavo Cerbasi, autor de sucessos como “Casais inteligentes enriquecem juntos”.

Entre dicas para alcançar a independência financeira, o administrador destacou a importância das cooperativas de crédito. “As cooperativas praticam juros mais baixos do que os bancos e aplicações mais rentáveis do que o mercado em geral. É importante que os brasileiros conheçam essas instituições que, além de terem menor custo, dividem o lucro com os clientes”, afirmou Cerbasi.

Crescimento

De acordo com o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, esse tipo de encontro é fundamental não só para capacitar a equipe, mas também para mantê-la unida e em harmonia. “O objetivo principal do evento é alinhar os princípios e valores da instituição para que a cooperativa cresça de forma sustentável. Há uma competitividade crescente no mercado, e nosso desafio é ampliar a abrangência do Sicoob com o menor custo possível”, disse.

Para Venturim, esses 15 anos de Encontrão são um importante retrato da evolução da instituição financeira. “Na primeira edição éramos 126 participantes, e neste estavam presentes mais de mil pessoas, todas dedicadas a construir uma empresa cada vez melhor”, lembrou.

Palestras

Participaram do 15º Encontrão profissionais de destaque em suas áreas. O primeiro a se apresentar foi o administrador Erick Penna, selecionado entre os 25 Gigantes da Motivação no Brasil pela editora Landscape na obra Gigantes.

Ainda no primeiro dia, o presidente do Bancoob, Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, falou sobre as perspectivas para o próximo ano e o humorista Diogo Portugal divertiu os presentes com um show de stand-up comedy.

Quem encerrou o evento foi o médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Augusto Cury, considerado pelo jornal Folha de São Paulo e pelas revistas Veja e Isto é o autor brasileiro mais lido da década, com cerca de 20 milhões de exemplares vendidos somente no País. 

Fonte: Vera Caser Comunicação

Sicoob PR inaugura sala VIP no aeroporto Afonso Pena

Na última quinta-feira (21/11), o Sicoob PR inaugurou o Ambiente Associado a Você, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR). O espaço exclusivo oferece comodidade para o cooperado que está em trânsito no aeroporto internacional do estado e é o primeiro entre todos os sistemas de cooperativas de crédito do Brasil.

Entre um voo e outro, o associado do Sicoob que possuir o cartão Sicoobcard MasterCard Platinum poderá usufruir de um ambiente com painel de voo, internet wireless, computadores, TV a cabo, jornais e revistas, bebidas e snacks e poltronas para repouso. Além disso, um caixa eletrônico estará disponível para todos os associados ao lado de fora da sala VIP.

Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob PR, Jefferson Nogaroli, esta é uma forma de estender o atendimento ao cooperado em pontos em que há necessidade e faz parte da expansão do Sicoob PR no Estado. “Este será um espaço que agregará valor a marca e beneficiará diretamente o associado, que poderá contar com um ambiente à sua disposição”, conclui.

O atendimento no Ambiente Associado a Você será de segunda a sexta, das 7h às 22h. O espaço VIP está localizado no piso superior do Aeroporto Internacional Afonso Pena, que fica na Avenida Rocha Pombo, em São José dos Pinhais (PR).

 

Fonte: Com informações do Sicoob Central PR.

Presidente do Sicoob Central Crediminas recebe Medalha do Mérito Cooperativista

No ano em que completa 25 anos de atuação, o Sicoob Central Crediminas recebe importante homenagem que confirma sua trajetória de sucesso. No dia 10 de julho, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas (MG), Alberto Ferreira, foi condecorado com a Medalha do Mérito Cooperativista Paulo de Souza Lima, considerada a mais alta comenda do cooperativismo mineiro. A solenidade, realizada pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sistema Ocemg), ocorreu no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, e reuniu cerca de 500 pessoas, entre autoridades estaduais, dirigentes cooperativistas e parlamentares.

Ao entregar a medalha, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, reforçou a importância do trabalho e dedicação do presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas à frente da instituição. “Muito me emociona entregar a medalha ao senhor Alberto, que é exemplo não apenas para os cooperativistas, mas para a sociedade em geral”, afirma. Em seu discurso de agradecimento, Alberto Ferreira relembrou seu percurso no segmento, iniciado nas gerações passadas de sua família, e ressaltou o desafio de engrandecer o cooperativismo no país. “As escolhas determinam a trajetória de nossas vidas. Minha escolha em favor do cooperativismo me trouxe até aqui, para ser agraciado com a prestigiada comenda Paulo Souza Lima, pela qual me sinto honrado e enaltecido”, completa.

A condecoração foi instituída em 1991, com o objetivo de premiar pessoas que se destacam no trabalho em prol do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo. Em anos anteriores, personalidades como o governador do Estado, Antonio Anastasia, em 2012, o diretor-presidente da Unimed-BH, Helton Freitas e também o ex-governador Aécio Neves, em 2008, receberam a Medalha.

O evento é uma comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado do mês de julho, e reconhece a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico, social e cultural das sociedades. As cooperativas mineiras, Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda (Coopervap), Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda (Capebe) e Cooperativa Regional Agropecuária de Jequitibá Ltda (CRAJ) também foram homenageadas pelos seus 50 anos de atuação, completados em 2013.

Sicoob Sistema Crediminas

O Sicoob Sistema Crediminas teve origem no agronegócio do interior, quando as cooperativas eram apenas de crédito rural. Hoje a maioria de suas cooperativas atuam sob o regime de livre admissão, mas possui afinidade com o interior do estado e as atividades rurais, uma vez que uma grande parcela dos associados está inserida nas pequenas cidades. O total de recursos da carteira de crédito rural de todo o estado gira em torno de R$ 7 bilhões e o Sicoob Sistema Crediminas detém 14% deste montante, o que mostra a importância do sistema para o setor.

A instituição congrega 82 cooperativas de crédito que atuam na captação e administração de recursos financeiros, empréstimos e na prestação de serviços para, aproximadamente, 500 mil associados. No total, são mais de 400 postos de atendimento, localizados em 423 municípios mineiros, gerando mais de cinco mil empregos diretos. As cooperativas proporcionam o acesso a recursos financeiros especiais, para investimento e capital de giro, direcionado a pequenos e médios empreendedores de vários segmentos, incluindo produtores rurais e outros agentes do setor produtivo.

JoomShaper