As melhores práticas de gestão e governança em cooperativas foram reconhecidas durante o I Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, que ocorreu no dia 19/11, em Brasília (DF). A cooperativa Sicoob Cofal, afiliada ao Sicoob Central Cecremge, foi uma das vencedoras na categoria Faixa Prata, e na Faixa Bronze, foram premiadas as cooperativas Sicoob Nossocrédito e Sicoob Credivar, ambas afiliadas ao Sicoob Central Crediminas. Todas do estado de Minas Gerais.

Durante a cerimônia, que contou com a palestra “Cenário econômico e oportunidades de negócios para cooperativas” do economista e consultor de finanças, Ricardo Amorim, foram entregues premiações à 28 cooperativas, de seis diferentes ramos, classificadas em três categorias: Faixa Bronze, Faiza Prata e Faixa Ouro. O prêmio, idealizado pelo Sistema OCB, sob as orientações da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), teve o objetivo de incentivar e reconhecer o esforço das cooperativas brasileiras com as melhores práticas nessas áreas.

No total, 316 cooperativas se inscreveram e passaram por diversas fases de avaliação para a definição das finalistas. O instrumento usado para a avaliação, formulado pelo Sistema OCB, alcança os seguintes critérios de “excelência de gestão”: relacionamento com cooperados, lideranças, clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade, processos e resultados.

Além do reconhecimento público conferido às 28 cooperativas vencedoras, as 150 com melhor desempenho nas avaliações do Prêmio, divididas em 10 turmas, participam de um workshop para a construção de planos de melhorias, orientadas por profissionais da FNQ.

JoomShaper