• 0_0_0_Blog_TopoBannerWeb_Efinance2017_1170x300px.jpg
  • 0_0_pmkt_janeiro_1300x495px.jpg
  • 0_1_banner_revisa.jpg
  • 0_2_blog_facaparte.jpg

A compra no cartão crédito é um dos meios mais usados pelos brasileiros atualmente 

A compra no cartão crédito é um dos meios mais usados pelos brasileiros atualmente. Segundo dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) os pagamentos com cartões de crédito somaram 291 bilhões de reais no primeiro semestre, alta de 13,5 por cento ante o mesmo período de 2013.

Por isto, é sempre importante redobrar a atenção e os cuidados com os cartões de crédito. Roubos e perdas com cartão são muito comuns, além dos mal entendidos, que podem ser agravados pela falta de experiência dos funcionários de alguns estabelecimentos. Não são poucos os casos de pagamentos indevidos e valores errados. Svante Westerberg, CEO da maxiPago! e especialista em pagamentos eletrônicos, dá algumas dicas de como evitar esta dor de cabeça com cartões.

- Antes de sair de casa, anote os números do SAC dos seus cartões e leve com você. Isso pode ser muito útil no caso de perda ou furto do cartão. Para os portadores do Sicoobcard, por exemplo, o Sicoob dispõe de uma Central de Atendimento Cartões com atendimento 24 horas, todos os dias da semana. Os números para dúvidas, roubo ou perda do cartão são:

Regiões metropolitanas: 4007-1256

Demais regiões: 0800 702 0756

Exterior a cobrar: (55 61) 2101-8990

- Leve apenas os cartões necessários para a compra do dia. Levar todos os seus cartões para a rua pode ser um risco desnecessário.

- Nunca anote a sua senha em pedaços de papel e, principalmente, nunca a guarde na carteira. Se o seu cartão for furtado, a senha apenas facilitará a ação dos golpistas.

- Na loja, sempre verifique o valor na máquina antes de colocar a senha. Isso pode evitar fraudes e mal entendidos. Como valores errados e com zeros a mais (ex: R$ 300,00 em vez de R$ 30,00).

- Se o estabelecimento estiver muito cheio, redobre a atenção com sua carteira e objetos de valor.

- Se estiver usando o débito, tire um extrato bancário ao final das compras, para ter certeza que todos os pagamentos foram feitos corretamente. Os portadores dos cartões Sicoobcard (Crédito ou Múltiplo) podem contratar o Seguro de Proteção Perda ou Roubo (PPR) e o SMS Ilimitado, que garantem maior segurança, e principalmente, tranquilidade no controle das transações.

Caso seu cartão seja perdido ou haja algum débito indevido, Svante Westerberg aconselha ainda a não perder tempo e entrar em contato com o banco ainda na loja. “O espaço de tempo entre uma pessoa sentir a falta do cartão e acionar a empresa responsável deve ser o menor possível. Avisar ao banco pode impedir um dano maior, já que eles podem impedir a aprovação das compras imediatamente”. Ele explica ainda que o estorno de uma cobrança indevida pode levar até 4 dias para ser aprovado, mas alguns cartões já contam com funcionalidades que aprovam o estorno automaticamente.

Fonte: Com informações do Portal On.
JoomShaper