• 0_0_pmkt_janeiro_1300x495px.jpg
  • 0_1_banner_revisa_blog.jpg
  • 0_2_blog_facaparte.jpg

No mundo cooperativo os associados são integrantes de uma sociedade formada para prestar serviços que atendam às suas necessidades. A obrigação do contrato societário é que haja, por parte dos cooperados, contribuição de bens ou serviços em proveito comum no campo de suas atividades econômicas.

Desta forma, cada associado possui a condição de dono da cooperativa em que está inserido. Por meio do capital empregado, o sócio se responsabiliza pelas operações da sociedade perante o mercado, tendo direito também a parte desta sociedade. Dai o termo cota parte. É a parte de um todo que cabe a cada um dos associados.

Resumindo, o sócio cooperado é dono da sociedade juntamente com seus pares, possui capital empregado e responsabilidade com relação a terceiros, celebra contrato societário e obriga-se a contribuir com bens e serviços, para o exercício de uma atividade de proveito comum. Ou seja, na estrutura cooperativista, o associado assume dupla qualidade, pois se torna, ao mesmo tempo, dono e tomador de serviços.

Fonte: Radar Bancoob
JoomShaper