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Cooperativas do Sicoob estarão fechadas nos dias 18 e 21 de abril

Não haverá atendimento nas cooperativas do Sicoob nos dias 18 e 21/04, devido aos feriados nacionais de Sexta-feira da Paixão e Tiradentes.

O associado poderá utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações financeiras durante os feriados, como caixas eletrônicos, celular e internet, além dos correspondentes do Sicoob (farmácias, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

Os boletos bancários de cooperados cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado). As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem durante os feriados de fim de ano poderão ser pagos no próximo dia útil, terça-feira (22/04), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário nacional de feriados.

Clique aqui e veja as operações que o associado pode realizar nos canais alternativos de atendimento Sicoob.

Sicoob fecha nova parceria com empresa aérea

O Sicoob tem um novo parceiro a partir deste mês: a Azul Linhas Aéreas, que oferecerá vantagens no programa de recompensas da companhia, o Tudo Azul, por meio do Programa de Recompensas dos cartões Sicoobcard, o Sicoobcard Prêmios.

A cada cinco mil pontos acumulados os portadores dos cartões participantes poderão trocá-los por milhas aéreas no Programa de Recompensas. Os cartões habilitados são: Sicoobcard Gold, Sicoobcard Platinum e Sicoobcard Empresarial, independente da bandeira.

Para o diretor de Operações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), instituição provedora dos produtos e serviços para as cooperativas do Sicoob, Ênio Meinen, os benefícios oferecidos pelo novo negócio serão um atrativo para os portadores dos cartões Sicoobcard, que passarão a contar com outra opção para o resgate de milhas aéreas, além da Multiplus. “Assim, aprimoramos o Sicoobcard Prêmios e oferecemos aos portadores soluções compatíveis com as exigências do mercado”, explica.

Sobre o Sicoobcard Prêmios

O Sicoobcard Prêmios é o Programa de Recompensas dos cartões Sicoobcard. A cada 1 Dólar, ou valor equivalente em Real, gasto em compras na função crédito, é igual a 1 ponto. Os cartões Sicoobcard Platinum acumulam 1,5. Os pontos podem ser trocados por crédito na fatura e mais de 1 milhão de produtos. Alguns cartões ainda possuem uma vantagem exclusiva: a troca de pontos do Sicoobcard Prêmios por milhas aéreas nos programas parceiros. As condições para transferência e resgate podem ser consultadas no site:www.sicoobcardpremios.com.br

Sobre a Azul

Azul é uma companhia brasileira de aviação comercial. Atualmente, conta com quase 18% de participação do mercado doméstico, consolidando-se como a terceira maior companhia aérea do País.

A clara visão de negócio, traduzida no contínuo crescimento de sua frota, malha de destinos, linhas operadas e participação de mercado, faz da Azul uma realidade de notável sucesso.

Sicoob lança cartão com bandeira Visa

O Sicoob lança cartões com a bandeira Visa na versão puro crédito, são eles: Sicoobcard Visa Clássico, Sicoobcard Visa Gold e Sicoobcard Visa Platinum. Essa edição fará alusão à Copa do Mundo FIFA 2014™que acontecerá no Brasil.

Os cartões Sicoobcard Visa terão todas as vantagens já oferecidas aos portadores dos cartões Sicoobcard: dois limites de crédito (parcelado e à vista), SMS Ilimitado, chip, Programa de Recompensas Sicoobcard Prêmios e serviços online. Além dos outros benefícios oferecidos pela bandeira Visa.

Entre as novidades de lançamento, os portadores que realizarem a primeira compra com os cartões Sicoobcard Visa, independente do valor, até o dia 13 de julho de 2014 ganharão 6 mil pontos no Sicoobcard Prêmios.

Cooperativas Sicoob não abrem durante o Carnaval

Durante os dias 3 e 4/03 não haverá atendimento nas cooperativas de crédito e Postos de Atendimento (PAs) do Sicoob em função do feriado de Carnaval. Na quarta-feira de Cinzas, dia 5/3, retornarão às suas atividades ao meio dia.

As contas de água, luz, telefone e TV a cabo e os carnês que vencerem nos dias do feriado poderão ser pagos no primeiro dia útil após o feriado, quarta-feira (5/3), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

O associado pode ainda utilizar os canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, celular e internet, além dos correspondentes do Sicoob (farmácias, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

Também é possível agendar o pagamento das contas de consumo (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos ou nos correspondentes. Os boletos bancários de cooperados cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do débito autorizado.

O atendimento na Central de Atendimento do Sicoob (CAS) será feito por meio do telefone 0800 642-0000.

Veja aqui as operações que o associado pode realizar nos Canais Alternativos de Atendimento Sicoob.

Sicoob evolui 32,2% em depósitos na poupança

Em 2013, o valor captado foi de R$ 460 milhões. E em fevereiro deste ano saldo acumulado já alcança R$ 2 bilhões

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) alcançou a marca de R$ 460 milhões em captação de poupança em 2013, já acrescido da rentabilidade. O volume acumulado no final do ano passado chegou a R$ 1,93 bilhão, valor 32,2% maior do que o apresentado no ano anterior. Só em janeiro deste ano o saldo captado foi de R$ 58 milhões, maior evolução mensal da poupança Sicoob em toda a série histórica. Além disso, em fevereiro, o saldo de captações alcança a marca de R$ 2 bilhões em recursos.

De acordo com Ricardo de Amorim, gerente de captações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) - instituição financeira provedora da poupança para as cooperativas do Sicoob -, os resultados demonstram o trabalho feito pelas cooperativas do Sicoob no incentivo aos poupadores. “O crescimento recorde da poupança Sicoob em 2013 se deve, principalmente, ao bom trabalho de captação feito pelas cooperativas do sistema com ações pontuais e campanhas regionais de incentivo”, destaca.

Em 2014, com a previsão de uma campanha nacional de poupança que será lançada no país inteiro, a tendência é de crescimento contínuo. “A expectativa para o ano é de alcançar R$ 2,76 bilhões, mantendo o excelente nível de crescimento da carteira”, completa.

Incentivo aos bons pagadores


Sicoob trabalha para que os seus associados possam se beneficiar com o Cadastro Positivo

Há no Brasil uma legião de pessoas que honram seus compromissos financeiros, pagando suas contas nos prazos acertados, tanto com as instituições bancárias quanto com o comércio varejista e concessionários de serviços públicos. São os chamados “bons pagadores”, embora valorizados como clientes, nunca receberam no país qualquer tratamento diferenciado para, por exemplo, conseguirem crédito ou financiar uma compra de um bem qualquer. Esse é o cenário que a criação do Cadastro Positivo pretende mudar.

O Sicoob já está preparado para melhor atender à legislação do Cadastro Positivo, dentro do que foi determinado pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central, que tornou obrigatório o fornecimento das informações pelas instituições financeiras aos Gestores de Banco de Dados (GBDs). Desde setembro, a plataforma tecnológica do Sistema (Sisbr) está apto para gerir e fornecer aos GBDs os dados dos associados e clientes, desde que isso seja previamente autorizado. 

O número de aderentes ao cadastro, iniciado em agosto último, ainda é pequeno, até porque está em fase inicial. Para o superintendente de Crédito do Bancoob e coordenador do Acreditar, Paulo Ribeiro, as vantagens virão em médio prazo, à medida que haja maior adesão dos clientes de todo o sistema financeiro. “É preciso que haja uma adesão expressiva dos interessados (clientes/associados) e que as várias entidades credoras forneçam os dados aos GBDs, não somente as instituições financeiras, mas também as fornecedoras de serviços (água, luz, telefone) e o comércio em geral, o que ainda vai levar algum tempo”, acredita.

Ribeiro argumenta, ainda, que a opção pelo Cadastro Positivo pode ser benéfica para todos, incluindo os associados do Sicoob, embora esses já  usufruam de taxas de juros bem abaixo das praticadas pelos bancos em geral. “O Sicoob já concede aos seus associados os privilégios prometidos aos bons pagadores que aderirem ao Cadastro Positivo.

Mesmo assim, as cooperativas poderão, conhecendo melhor o comportamento creditício de seus associados, por meio do Cadastro Positivo, ampliar ainda mais as suas atuações e oferecer mais vantagens aos seus associados.”

O Cadastro Positivo é um amplo banco de dados que reúne informações sobre o histórico de crédito e o comportamento de pagamento das obrigações de pessoas físicas e jurídicas. Essas informações são fornecidas por instituições financeiras, bandeiras de cartão de crédito, lojas que vendem no crediário e, ainda, de informações de concessionários de serviços públicos, provedores de internet, TV por assinatura, escolas e condomínios. No entanto, qualquer informação somente será repassada aos bancos de dados se houver autorização formal do cliente.

Mudança cultural

A Lei 12.414, que instituiu o Cadastro Positivo, é de 2011. O atraso de mais de dois anos para a entrada em funcionamento se deve à formatação do novo sistema, que precisou ser discutido intensamente com representantes da sociedade civil, agentes financeiros, entidades proprietárias dos bancos de dados e Governo, culminando com a edição, pela Presidência da República, em outubro de 2012, do Decreto nº 7.289, que trouxe, em detalhes, toda a regulamentação para organizar o funcionamento do Cadastro Positivo e evitar o seu uso indevido.

O Cadastro Positivo traz uma profunda mudança de cultura, uma vez que, até então, o mais utilizado pelo meio financeiro na hora de avaliar um tomador de crédito era o cadastro de inadimplentes. Agora, com a nova medida, o que vai importar mais é o comportamento positivo dos tomadores de crédito, valorizando mais os bons pagadores. No entanto, ressalta Paulo Ribeiro, como se trata de uma mudança cultural, há que se aguardar mais um tempo para que todos assimilem a nova cultura.

O programa ainda está dando os primeiros passos, apenas as instituições financeiras estão fornecendo as informações de seus clientes/associados que já fizeram as suas autorizações e duas empresas estão atuando como gestoras do banco de dados do Cadastro Positivo, a Serasa Experian e a Boa Vista.

  

Fonte: Revista Sicoob (16ª edição).

 

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